Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Play

O Torvosaurus gurneyi é a única espécie deste género de dinossauro, descoberta em Portugal e o maior predador terrestre descoberto na Europa. Os fósseis de Torvosaurus gurneyi foram descobertos por uma dupla de cientistas, Hendrickx e Mateus, na região Oeste de Portugal, em 2014. Inicialmente, os restos fósseis sugeriam tratar-se do Torvosaurus tanneri, que habitava a América do Norte.

O Torvosaurus gurneyi um megalossauro terópode é considerado o maior predador carnívoro que terá vivido na Península Ibérica, há 150 milhões de anos. Terá ocupado por isso uma posição de topo na cadeia alimentar, supondo-se que caçava outros grandes dinossauros, evidência sugerida pela análise dos dentes em forma de lâmina, com até 10 cm de comprimento. Com um crânio de 115 cm, Torvosaurus gurneyi foi um dos maiores carnívoros terrestres neste período geológico, o Jurássico. Fonte: Da Lourinhã, M. 6. exemplos bizarros de evolução em dinossauros e alguns casos portugueses.

O nome deriva do latim e grego em que "Torvosaurus" significa "lagarto selvagem" e "gurneyi", resulta de uma homenagem a James Gurney, o criador da série literária Dinotopia.

Os fósseis encontrados (ossos da perna, mandídula, da cauda e dentes) permitem calcular que a altura deste dinossáurio seria de 10 m, e com um peso de cinco toneladas. Os fósseis de Torvosaurus gurneyi foram descobertos na região Oeste, a 70 km ao norte da cidade de Lisboa.

Réplica reconstituída do crânio de Torvosaurus gurneyi. A reconstituição foi construída por Aart Walen, que achou parte do crânio original.

Reconstrução artística do dinossauro Torvosaurus gurneyi ( Arte por Sergey Krasovskiy).

No Cretácico ocorreram terópodes maiores como o Spinosaurus, Carcharodontosaurus, Giganotosaurus ou o famoso Tyrannosaurus rex. Contudo, a diferença de idade relativamente ao Torviosaurus gurneyi é enorme: quando o Tyrannosaurus rex dominava no Cretácico, já o Jurássico Torvosaurus era fóssil há 80 milhões de anos!