Want to make creations as awesome as this one?

Fóssil de equinoderme

More creations to inspire you

Transcript

Os equinodermes mais antigos são do Câmbrico inferior, há mais de 540 milhões de anos (Ma) existindo representantes até aos dias de hoje. Têm endosqueleto carbonatado e espinhos que são partes duras que mais facilmente fossilizam. São organismos solitários e vivem em ambiente marinho, com salinidade marinha normal. Fotografia - Estrela-do-mar

O termo “equinoderme” vem do grego (echinos = espinho e dermatos = pele). Quando são adultos possuem simetria radiada e apresentam um esqueleto constituído por placas calcárias e espinhos que facilitam o processo de fossilização. Os equinodermes possuem um sistema vascular conhecido como sistema ambulacrário, que permite a locomoção, troca de gases e alimentação. São indicadores da qualidade ambiental. Fotografia - Fóssil de equinoderme (Portugal) (Autor: Filipe Carmo).

São animais invertebrados marinhos, que apresentam vida livre, podendo ser bentónicos, ou seja, podem viver no fundo dos ambientes aquáticos ou podem ser sésseis, como os crinoides, que vivem fixos a um substrato rochoso (como os lírios-do-mar, por exemplo). Fotografia 1 - Estrela-do-mar

Os equinodermes incluem animais marinhos tão diversos como a estrela-do-mar (Asteroidea) (fotografia 1), estrelas frágeis (Ophiuroidea), (fotografia 2), ouriços-do-mar (Echinoidea) (fotografia 3), bolachas-do-mar (Echinoidea) (fotografia 4), pepinos-do-mar (Holothuroidea) (fotografia 5) e lírios marinhos (Crinoidea) (fotografia 6). Fotografia 1 - Estrela-do-mar; Fotografia 2 - Estrelas frágeis (Ophiuroidea ) Fotografia 3 - Fóssil de Ouriço-do-mar Fotografia 4 - Bolacha-do-mar Fotografia 5 - pepino-do-mar Fotografia 6 - lírio-do-mar (Todas as fotografias são Creative Commons).

Os Ouriços-do-mar apresentam os sexos separados. A reprodução é sexuada e os gâmetas são libertados na água do mar, ocorrendo por isso fecundação externa. As gónadas femininas são de cor alaranjada e são consideradas uma iguaria, com um sabor peculiar, em algumas partes do mundo, incluindo em Portugal. A procura pelas ovas, consideradas um produto gourmet leva a um elevado esforço de pesca, pelo aumento da procura, maioritariamente em mercados asiáticos. Fotografia 1 - As ovas dos ouriços-do-mar, consideradas verdadeiras iguarias, em algumas partes do mundo (Fotografia Creative Commons)