Want to make creations as awesome as this one?

#10 - Foraminíferos

Transcript

Estima-se que existam 4.000 espécies nos oceanos. Dessas, 40 são planctónicas, ou seja, flutuam na água. As demais vivem na areia, lama, rochas e plantas no fundo do oceano. Isto faz dos foraminíferos uma ferramenta essencial na recolha de informações sobre os ambientes antigos, incluindo a evolução paleoclimática das últimas dezenas de milhares de anos.

Os foraminíferos são organismos unicelulares, pertencem ao Reino Protista e distinguem-se, entre os protozoários, por terem uma rede de pseudópodes filamentosos e uma carapaça (chamada de testa) de composição e complexidade variáveis, na qual se instala um citoplasma provido de um ou mais núcleos. Os foraminíferos adaptaram-se a todos os ambientes marinhos, do equador aos polos, das zonas costeiras aos grandes fundos oceânicos, onde representam mais de 50% da biomassa”. Fotografia 1 - Foraminíferos da Praia de Ngapali (Myanmar). (Creative Commons).

Os exemplares mais antigos que se conhecem têm mais de 570 milhões de anos. Isto é, os seus fósseis aparecem no registo geológico ainda antes do início do Paleozóico. Fotografia 2 - Fósseis de foraminíferos (nummulites) (Creative Commons).

O estudo dos foraminíferos tem muitas aplicações. Os fósseis de foraminíferos são úteis na biostratigrafia, paleoecologia, paleobiogeografia e exploração de petróleo e gás natural. Os microfósseis de foraminíferos são pesquisados para procurar reservas de petróleo e gás natural, pois aparecem frequentemente em rochas sedimentares, associadas a antigas bacias de sedimentação, que se relacionam com a formação destes combustíveis fósseis. Figura 3 - Plataforma petrolífera (Creative Commons)

Tese de Doutoramento - Sílvia Silva. Silva, S. (2021). Foraminíferos da passagem Aaleniano - Bajociano na Península Ibérica. Tese de Doutoramento. FCTUC. Coimbra, Portugal. https://eg.uc.pt/handle/10316/95251

Sabias que existem fósseis de foraminíferos nas pedras sedimentares utilizadas para a construção das Pirâmides do Egito? Figura 4 - Pirâmides do Egito (Creative Commons).